18/03/24 às 11h13 - Atualizado em 18/03/24 às 11h19

Trilhas de vitória na educação

Texto: Maurício Witczak

Revisão: Antônio Alves

O estudante Valdir Corrêa Viana celebrando a aprovação com os Professores do CED 02 de Taguatinga | Foto: Felipe de Noronha, Ascom/SEEDF.

Uma das melhores metáforas que definem a educação é uma ciranda, onde todos se movimentam juntos, se olham e de mãos dadas, mantêm as forças recíprocas que fazem a roda girar, revelando sua união e beleza. Pensando nessa imagem, o Professor Sílvio Augusto Moreira da Rocha Miranda, Formador da Subsecretaria de Formação Continuada/EAPE, sentiu orgulho ao saber que Valdir Corrêa Viana, 62 anos, ex-aluno do Centro Educacional 02 de Taguatinga, foi aprovado em Biologia na Universidade de Brasília (UnB) no vestibular extraordinário para pessoas idosas realizado no final de janeiro.

Essa trilha de sucesso começou quando a Professora Valéria Lopes Barbosa fez o Percurso do Professor Sílvio, que é um dos Formadores do Percurso de Tecnologias, Avaliação e Gamificação. No módulo de avaliação, o Percurso mostra para os professores as diversas oportunidades que os estudantes, tanto da EJA quanto do regular, têm para o ingresso ao ensino superior público. “O grande objetivo é que os professores cursistas levem as informações para a escola, para criar uma cultura de auxílio aos estudantes e mostrar que a universidade pública é viável para a realidade deles. Os frutos dessa formação estão sendo tão positivos que em 2024 vamos ofertar, pela primeira vez no turno noturno, três turmas de um curso voltado somente para essa temática: O futuro dos estudantes: “Tudo sobre PAS, ENEM e Vestibulares”, afirma com alegria, o Professor Formador Sílvio.

Valdir, o mais novo aluno da UnB, fala com muito orgulho que todos seus filhos e sua esposa estudaram no CED 02 de Taguatinga. A professora Valéria, que fez a ponte entre a EAPE e a escola, é uma grande incentivadora de seus alunos e afirma que Valdir sempre foi um estudante muito dedicado e que a conquista dele é, também, uma conquista coletiva. “A partir do curso ofertado pela EAPE, percebi que podemos disseminar para nossos estudantes do 3° segmento a cultura do “ir além do ensino médio” e participar dos exames avaliativos de grandes bancas, seja ENEM, vestibulares diversos ou provas de concursos. Ficamos muito felizes em ver que já temos fruto sendo colhido, a aprovação do nosso ex estudante, Sr. Valdir Correa Viana para Biologia na UnB, nos faz ter ainda mais convicção que educação aliada a formação adequada dos profissionais, transforma vidas e reescreve histórias.

E quando toda essa mudança ocorre para um estudante da Educação de Jovens e Adultos, o sentimento de dever cumprido ainda é maior.”, conclui com orgulho. E assim, esse exemplo se soma a diversos outros em que Percursos e Trilhas Pedagógicas, transformam-se em vitórias na vida de Educadores e Estudantes.

Professora Valéria com o estudante Valdir Corrêa Viana.  |  Foto: Arquivo Pessoal