3/05/22 às 10h12 - Atualizado em 3/05/22 às 11h24

Professores podem participar de oficinas de educação continuada

Edição: Jacqueline Pontevedra*

Em uma ação inédita, os professores das redes públicas estaduais e do Distrito Federal das unidades da Federação que integram o Consórcio Brasil Central (BrC) podem participar de oficinas de educação continuada a distância promovidas pela Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais de Educação (EAPE) da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF).

Professores dos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Tocantins e Distrito Federal vão ser beneficiados com essa ação. Responsáveis pelas Secretarias de Educação já podem fazer as inscrições. Cada município vai designar como deve ser feita a solicitação e organizar uma lista de professores que vão participar das oficinas. Em seguida, as pastas devem enviar as informações para o e-mail da EAPE: consorcio.eape@edu.se.df.gov.br

“Não haverá um futuro melhor sem uma educação de qualidade. Essas oficinas somam-se aos esforços dos estados que integram região Brasil-Central para dar melhores condições de trabalho aos nossos heróis – os professores”, afirmou o Governador do Distrito Federal e Presidente do Consórcio Brasil Central, Ibaneis Rocha.

Ao todo, são oferecidas 87 oficinas, direcionadas a todas as etapas ou modalidades de ensino, com 30 ou 40 horas cada, que vão ser ministradas pela manhã ou à tarde. Os interessados podem escolher participar entre abril e junho ou entre agosto e dezembro deste ano. O trabalho será realizado por meio das plataformas Zoom ou Microsoft Teams, enquanto as ações de coordenação vão ocorrer com transmissão pelo canal da Eape no YouTube. Para conhecer as oficinas, acesse o catálogo com as temáticas.

“Essa iniciativa é uma importante contribuição do Governo do Distrito Federal às redes públicas de ensino. Educação de qualidade para os nossos estudantes só existe com a formação adequada por parte dos professores. É necessária uma atualização constante e o poder público precisa viabilizar os meios. Tudo muda muito rápido. Nós, educadores, temos de acompanhar as inovações. “Que essa parceria seja a primeira de uma série de iniciativas similares envolvendo não só os integrantes do BcR, mas também os demais estados”, declarou a secretária de Educação do Distrito Federal, Hélvia Paranaguá.

Para a subsecretária da EAPE, Graça de Paula, além da formação, outra questão importante é a troca de experiências. “A dinâmica o permite, mesmo de forma online, tanto para os formadores quanto para os cursistas. Um desafio a ser vencido em um estado pode já ter sido superado em outro e servir como exemplo de boa prática”, concluiu.

O bom uso dos recursos públicos foi outro aspecto relevante apontado por Graça: “A EAPE está colocando sua expertise e estrutura a serviço de outros estados. No futuro, esses estados também poderão ofertar aos nossos profissionais alguma ação, serviço ou apoio do qual ainda não dispomos”. O lançamento dessa ação de formação continuada ocorreu no Dia da Educação – celebrado no dia 28 de abril. Acesse o link para conferir o vídeo de divulgação realizado pela equipe de profissionais da Gerência de Inovação, Tecnologia e Educação à Distância da Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (GITEAD/EAPE).

Consórcio Brasil Central

O objetivo do Consórcio Brasil Central (BrC) é promover o desenvolvimento econômico e social da região, de forma integrada e por meio da cooperação entre as unidades federativas participantes (DF, RO, TO, MA, MS, MT E GO) tornando-a mais competitiva.

Criado em 3 de julho de 2015, o BrC tem a missão de promover o desenvolvimento sustentável e integrado dos estados membros, formular políticas regionais e viabilizar projetos, parcerias e recursos.

*Com informações da ASCOM da Secretaria de Educação do DF