Governo do Distrito Federal
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27/12/24 às 15h52 - Atualizado em 27/12/24 às 16h04

Revista Com Censo Jovem publica sua quarta edição em 2024

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Por Carolina Carrijo e Bárbara Boaventura

 

Em mais uma edição da Revista Com Censo Jovem (RCCJ), contamos com  trabalhos advindos da chamada pública, bem como do convite feito aos finalistas do 12º Circuito de Ciências das Escolas Públicas do Distrito Federal, vencedores na etapa distrital, realizada durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em 2023. 

 

Dessa perspectiva, é importante ressaltar que está entre suas premissas, desde a primeira edição da RCCJ, promover a diversidade temática, contemplando todas as ciências, bem como as linguagens e a matemática. Assim, a RCCJ recebe trabalhos em fluxo contínuo ao longo de todo o ano, que atendem a seu escopo e normas de publicação. Após a avaliação por pares duplo-cega e o engajamento dos professores e estudantes em aprimorar sua escrita científica, contamos, nesta quarta edição, com quatro artigos e seis relatos de experiência, sendo dois deles voltados para a iniciação científica na educação infantil. 

 

Nessa edição, o/a leitor/a encontra vários trabalhos dedicados ao desenvolvimento de projetos que objetivaram a inclusão escolar, por meio de iniciativas que aliam o uso de tecnologias – como a construção de uma caixa robótica ou o uso de impressora 3D – e que trouxeram melhorias para o processo de ensino-aprendizagem de estudantes da educação especial. Entre artigos e relatos, o índice conta com metade de trabalhos dentro dessa pauta, além de reforçar sua importância, fortalece a atenção necessária que essa modalidade de ensino deve ter, estimulando olhares e ações da comunidade escolar e servindo também de inspiração para outras escolas. 

 

Além disso, os debates sobre inclusão instigam e fomentam sonhos da equipe editorial para romper com barreiras na leitura de textos científicos: a utilização de tecnologias assistivas, como por exemplo, audiodescrição e vídeos em libras para cada texto publicado, como algumas das propostas pertinentes e necessárias na esfera editorial para tornar a revista mais acessível e inclusiva. São perspectivas futuras e desejadas, que certamente demandarão debate, planejamento e investimentos, indispensáveis para a efetivação de projetos importantes e inovadores, como este periódico na e da educação básica, voltado à iniciação científica dos estudantes em todas as modalidades.

 

Convidamos, portanto, estudantes, professores/as, orientadores/as, pesquisadores/as e todos/as os/as profissionais da educação a desfrutarem e se aprofundarem na leitura dessa edição. Que essas publicações possam servir de inspiração e estímulo à forma de educar pela pesquisa, observando a realidade, refletindo e questionando sobre as curiosidades! Que os estudantes sejam capazes, desde as etapas iniciais da educação formal, de elaborar e testar suas hipóteses e construir o conhecimento científico baseado em evidências! 

 

Desejamos a todas e todos uma ótima leitura! 

 

Para acessar a edição na íntegra, acesse: https://periodicos.se.df.gov.br/index.php/rccj.

Para mais informações ou novas submissões para a RCC Jovem, acesse https://periodicos.se.df.gov.br/index.php/rccj/about/submissions ou entre em contato com pelo e-mail rccjovem@se.df.gov.br

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