Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
19/06/22 às 22h42 - Atualizado em 19/06/22 às 22h50

Profissionais da Revista Com Censo participam da Feira do Livro de Brasília

COMPARTILHAR

Reportagem: Jacqueline Pontevedra | Revisão de Texto: Alzira Neves

 

 

Para conquistar novos leitores e atrair aqueles que já mantém esse hábito, neste ano, a Feira do Livro de Brasília (FELIB) chega à 36ª edição com o tema “O Quadradinho, o Quadrinho e a Leitura… Sempre em frente”. O evento ocorre no formato híbrido, até o dia 26 de junho, no Complexo Cultural da República (entre o Museu da República e a Biblioteca Nacional).

 

Como a feira é dedicada ao livro, à leitura e às bibliotecas, o público conta com uma programação educativa que envolve a participação de gestores, professores e estudantes da rede pública de ensino do Distrito Federal. Nesse contexto, a equipe de profissionais que atuam na publicação da Revista Com Censo – periódico científico que tem a pesquisa como princípio formativo para o profissional da educação no duplo papel de educador pesquisador da Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (EAPE) – foi convidada pela curadora da feira, Aldenei Menegaz, para participar da Programação Educativa Escola + Leitora que visa incentivar a adoção da prática social da leitura e da escrita nos ambientes familiar e escolar, especialmente junto à primeira infância, às crianças e aos jovens, estudantes e educadores do Distrito Federal e RIDE.

 

“Estar na Feira do Livro é um momento muito importante para apresentarmos nosso trabalho, para termos um momento formativo com o público do evento e para reforçarmos a divulgação de uma publicação da EAPE que tem um caráter pedagógico e que envolve a participação de professores e, principalmente, teremos contato com o público jovem para incentivá-los à produção científica. Portanto, vamos participar com ações específicas durante a programação e também vamos distribuir exemplares da revista para fazermos uma dinâmica com os participantes nesses momentos”, ressaltou o professor e coordenador de pesquisa e publicações da EAPE, Danilo Maia.

 

Quem também enfatizou a importância da presença da equipe da publicação foi outra curadora da FELIB, Sônia Reis. “A Revista Com Censo é um periódico aliado à pesquisa, com um princípio formativo na Educação Básica e ela visa aumentar a divulgação de pesquisas e práticas pedagógicas multifacetadas e plurais no âmbito da Secretaria de Estado de Educação para fortalecer o papel do educador-pesquisador na formação dos estudantes. Essa é a grande importância dessa revista, que existe há mais de 8 anos, e que traz temas relevantes, contando com a colaboração dos professores como pesquisadores e, mais recentemente, criou um espaço para valorizar o protagonismo estudantil; e todas essas concepções estão no âmbito dos documentos normativos da Secretaria”, enfatizou Sônia.

 

Ainda de acordo com Sônia, outro aspecto também impulsionou o convite direcionado à equipe da Revista, pois a Feira de Livro é um espaço direcionado ao educador que conta com sala dos professores, oficinas palestras e seminários voltados para esse público. “E nós queremos ressaltar também a importância do debate da discussão de temas transversais na educação e, de forma mais específica, o tema das relações étnicos-raciais. E para estabelecer um diálogo com a doutora em educação e escritora, Kiusam de Oliveira, convidamos a professora que atua na revista, Raquel Moreira, para que ela apresente o dossiê temático sobre as iniciativas realizadas na Secretaria de Educação do Distrito Federal que dialogam com a perspectiva antirracista e que envolveu a participação de professores e pesquisadores ao longo de oito anos”, enfatizou Sônia.

 

Além dessa temática, o público pode conhecer diferentes temas educativos que estão presentes em outras edições da Com Censo. No evento também haverá mesas de debate, lançamentos de livros, encontros com escritores, apresentações artísticas, homenagens e uma grande diversidade de estandes de editoras e livrarias, com lançamentos e títulos inéditos.

 

A expectativa é que a Feira do Livro receba entre 9 a 10 mil pessoas por dia, entre elas 1.300 estudantes da rede pública de ensino do Distrito Federal. Neste ano, a 36ª edição da Feira do Livro de Brasília homenageia os escritores Roger Mello e Antônio Miranda. A entrada para todo o evento é franca. Para conferir a programação e o Guia da 36ª Feira do Livro de Brasília acesse este link:

 

Participação da equipe da Revista Com Censo durante a FELIB.

 

 

  • No dia 20 de maio, segunda-feira, às 10h, na Sala do Professor, para um bate-papo sobre a experiência de criação da Revista Com Censo Jovem, sobre as perspectivas dessa iniciativa para o letramento científico na Educação Básica, tanto para professores como estudantes da rede pública de ensino do Distrito Federal.

 

  • E no dia 23 de maio, quinta-feira, às 15h, no auditório da Bilblioteca Nacional de Brasília, a professora Raquel Moreira vai participar do Seminário Literatura Negro-Brasileira do Encantamento Infantil e Juvenil: Caminhos Possíveis para repensar a Literatura. Ela vai apresentar a abordagem do dossiê A divulgação científica na educação básica e o fomento ao debate plural e decolonial: O caso da produção do Dossiê Relações Étnico-raciais e Educação/2021, da Revista Com Censo.

 

 

A Revista Com Censo

 

A Revista Com Censo (RCC) é um periódico científico, de acesso livre, que adota o processo de avaliação por pares. O periódico foi criado em 2014, é publicado trimestralmente desde 2016 e está vinculado à Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal.

 

Até o mês de maio de 2022, já foram publicadas 28 edições da Revista Com Censo, com um total de 47 volumes – incluindo 19 dossiês temáticos. Ao todo são 345 artigos, 180 relatos de experiência, 17 resenhas, 64 entrevistas – o que totaliza mais de 600 trabalhos divulgados, incluindo ainda trabalhos das seções descontinuadas: “Reflexões” e “Censo em Foco”, além de editoriais, apresentações, introduções e prólogos das edições específicas.

 

Para conferir as edições e informações sobre a Revista Com Censo, acesse o link http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso.

 

 

Outras ações da FELIB

 

Nesta edição, a Programação Educativa – Família + Leitora e Escola + Leitora foi elaborada com o objetivo de incentivar a adoção da prática social da leitura e da escrita nos ambientes familiar e escolar, especialmente junto à primeira infância, às crianças e aos jovens, estudantes e educadores do Distrito Federal e RIDE. No contexto do Programa Escola + Leitora, o evento realizou os Encontros de Formação da 36ª Feira do Livro de Brasília – Compra Qualificada de Acervo da SEEDF, em parceria com a Subsecretaria de Educação Básica- SUBEB.

 

E para possibilitar o acesso de estudantes a livros de autores locais e a sessões de contação de histórias, foi realizado o Projeto FeLiB Itinerante que ocorreu em oito Coordenações Regionais de Ensino. Durante um período que antecede o evento, a comunidade educativa participou de ações voltadas para diferentes percursos de leitura e formação de acervo das bibliotecas.

 

 

Podcast Informativo EAPE

 

A participação da equipe de profissionais que atua na Revista Com Censo na 36ª da Feria do Livro de Brasília foi o tema da oitava edição do podcast Informativo EAPE – esse trabalho apresenta reportagens de até cinco minutos que são compartilhadas nas principais plataformas de streaming, pelo whatsapp e ficam disponíveis aqui também.

 

Para ouvir o áudio, é só dar o play no link abaixo:

 

Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação - Governo do Distrito Federal

EAPE

SGAS 907, Conjunto A - CEP: 70.390-070
(61) 3901-4942
e-mail: eape@se.df.gov.br