Governo do Distrito Federal
22/06/22 às 17h51 - Atualizado em 23/06/22 às 11h57

Mais 287 servidores são empossados para a Secretaria de Educação

COMPARTILHAR

Com informações da ASCOM/SEEDF 

Edição: Jacqueline Pontevedra

 

 

A rede pública de ensino do Distrito Federal conta com o apoio de 287 novos servidores | Foto: Mary Leal, Ascom/SEEDF

 

 

Uma novidade importante para a rede pública de ensino do Distrito Federal. Mais de 287 novos servidores tomaram posse na Secretaria de Educação, sendo 286 analistas em Políticas Públicas e Gestão Educacional, 216 na especialidade de Secretário Escolar, 30 no Apoio Administrativo, 40 Monitores em Gestão Educacional e também um para o cargo de Gestor em Políticas Públicas e Gestão Educacional.

 

Depois da cerimônia de posse, realizada no dia 22 de junho, no auditório da Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (EAPE), que fica na 907 Sul. De acordo com a Subsecretária de Gestão de Pessoas, Ana Paula Aguiar, reforçar a atenção e os cuidados com os estudantes é o principal motivo para as novas nomeações. “São profissionais que também vão colaborar para as ações de cultura de paz e no fortalecimento para melhoria da qualidade de ensino. Vão somar e reforçar que os servidores tenham uma melhor qualidade de vida”, observou.

 

De 22 de junho a 1º de julho, os recém-empossados participam do Curso de Formação da Carreira Assistência para conhecerem a estrutura administrativo-pedagógica da Secretaria de Educação do Distrito Federal. As aulas ocorrem no auditório da EAPE e são ministradas por profissionais de diferentes Subsecretarias. “Essa formação é um marco importante para a Secretaria de Educação, pois ela integra e permite que os novos servidores conheçam a estrutura da rede, as atribuições das subsecretarias e dos cargos para os quais foram concursados e, no caso da EAPE, também evidenciamos nossas ações, nossos projetos e ressaltamos a importância da formação continuada para os servidores desde o início da carreira”, destacou a Subsecretária de Formação Continuada dos Profissionais da Educação, Maria das Graças de Paula Machado.

 

Além dessa formação geral básica, no período de 4 a 15 de julho, os novos servidores também vão participar de módulos específicos para os cargos que foram nomeados. “Para os analistas, o foco será na Lei Geral de Proteção de Dados e em relação ao uso do SEI – Sistema Eletrônico de Informações, serão realizadas oficinas práticas a partir de diferentes temáticas e, especialmente para os monitores, haverá uma oficina de noções de primeiros socorros que será ministrada por voluntários da Cruz Vermelha Brasileira – Brasília”, explicou a formadora da EAPE, Alzira Neves, que está à frente de uma das etapas de formação.

 

Durante toda formação presencial, para minimizar os riscos de transmissão da Covid-19, no todos os protocolos de convivência e segurança são observados: uso de máscara, higienização das mãos e distanciamento.

 

NOVOS SERVIDORES

Os novos servidores vão atuar com diferentes cargos. Por exemplo, para atuar no cargo de apoio administrativo, o profissional vai atuar em atividades como execução de serviços de pesquisa e planejamento, recursos humanos, finanças, orçamento, patrimônio, material e transporte, entre outras funções. Ana Paula Vieira é uma das novas servidoras empossadas para exercer essas atividades. Ela comemorou o momento e a nova função. “Hoje vivo uma das melhores emoções que já tive. Um sonho sendo realizado”, celebrou.

 

Ana Paula foi uma das empossadas para o cargo de apoio administrativo da Secretaria de Educação | Foto: Mary Leal, Ascom/SEEDF

 

 

Outras funções importantes são realizadas pelos secretários escolares, pois eles fazem a atualização do sistema de informação, especialmente dos dados relativos à abertura e ao encerramento dos períodos letivos, lançamento dos resultados dos estudantes no sistema e expedição e entrega de documentações referentes à vida escolar do estudante.

Quem foi aprovada para esse cargo foi Jaqueline Alves. Formada em Gestão de Pessoas e pós-graduada em Direito do Trabalho, ela estudou durante dois anos para conseguir ser aprovada. Com experiência de oito anos em atividades relativas a departamento pessoal, a nova servidora ficou surpresa com a formação organizada pela Secretaria de Educação. “Passar no concurso público é algo que eu desejei e me dediquei muito. Eu trabalhei muitos anos na iniciativa privada e nunca havia participado de uma formação que antecede o início das atividades profissionais do servidor e essa é uma excelente estratégia, pois eu me sinto mais segura, mais preparada para atender o público e tenho certeza que realizarei um bom trabalho”, ressaltou.

 

Novos servidores da SEEDF participando do Curso de Formação da Carreira Assistência. Foto: Daniel Fama – GITEAD/EAPE

 

E os monitores de gestão educacional executam, sob orientação de equipe escolar, atividades de cuidado, higiene e estímulo às crianças, e participam de programas de treinamento e formação continuada, entre outras ações.

Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação - Governo do Distrito Federal

EAPE

SGAS 907, Conjunto A - CEP: 70.390-070
(61) 3901-4942
e-mail: eape@se.df.gov.br