Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/06/22 às 17h30 - Atualizado em 28/06/22 às 18h28

Biblioteca da EAPE ganha novo espaço

COMPARTILHAR

Reportagem: Jacqueline Pontevedra | Revisão de Texto: Alzira Neves

 

Fernando Vieira – Responsável pelo acervo da biblioteca. Foto: Daniel Fama – GITEAD/EAPE

 

Música, poemas, contos e apreciações críticas marcaram a inauguração do novo espaço destinado à Biblioteca da EAPE, que ocorreu na manhã desta segunda-feira, dia 27 de junho. Agora, a sala 16 é o local para estudos, consultas e também para encontros com o saber.

 

“A biblioteca tem grande relevância não apenas para a formação continuada, mas para toda a educação. Ela institui o espaço de pesquisa para o qual a EAPE se destina. Está aberta para o atendimento dos nossos formadores e também para o público geral. Então, é de fundamental importância existir um território destinado para lembrar que a pesquisa faz diferença na educação, pois a biblioteca é um espaço de aprendizagem destinado à leitura e ao conhecimento”, explicou a Subsecretária de Formação Continuada dos Profissionais da Educação, Maria das Graças de Paula Machado.  

 

Ainda de acordo com Graça, adequações específicas têm sido realizadas nos espaços físicos da EAPE. A nova sala da biblioteca está situada no corredor da entrada principal onde há maior movimentação e essa localização estratégica pretende dar mais visibilidade e acesso aos interessados.

 

Para atender e também orientar os usuários, o professor e bibliotecário, Fernando Vieira, é o profissional especializado que está à frente da biblioteca há dez anos. “A Biblioteca da EAPE é caracterizada como um espaço especializado em educação que visa constituir-se num polo disseminador de informação por meio de livros, periódicos, teses, dissertações e monografias, que desempenham um papel estratégico de suporte à formação continuada, ao aperfeiçoamento e à pesquisa dos profissionais da educação”, enfatizou Fernando.

 

Poratnto, o acervo é especializado em educação. Nesse sentido, “nesta gestão há um compromisso específico: criar um portal para disponibilizar todos os documentos para os pesquisadores da nossa secretaria e dos outros centros de pesquisa do Brasil”.

 

Ainda de acordo com Fernando, a Biblioteca da EAPE constitui o elo final do processo de afastamento remunerado para estudos dos profissionais da educação da rede pública de ensino do DF. “Nesse sentido, a biblioteca também tem o compromisso de oferecer o feedback da pesquisa realizada e que contribuiu para a melhoria da qualidade da educação pública”, concluiu.

             

 

Acervo da Biblioteca

 

  • Livros: 1900 unidades

    Visita ao acervo da biblioteca Foto: Daniel Fama – GITEAD/EAPE

  • Trabalhos Acadêmicos (Dissertações e Teses): 2.870 unidades
  • Monografias: 2.240 unidades
  • E-mail da biblioteca: biblioteca.eape@se.df.gov.br

 

Para empréstimo, é necessário preencher uma ficha de adesão.

 

 

Localização e horário de funcionamento

 

  • Sala 16
  • De segunda a quinta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
  • Sexta-feira, das 8h às 12h.

 

Histórico

 

A partir da fusão dos acervos bibliográficos e periódicos da extinta Escola Normal de Brasília e do Núcleo de Documentação da FEDF, as atividades da Biblioteca da EAPE foram iniciadas em 1998.    Ao longo do tempo, o acervo foi ampliado com materiais bibliográficos mais recentes.  Também foram recebidas doações do FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação e de professores da Secretaria de Educação do Distrito Federal. 

Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação - Governo do Distrito Federal

EAPE

SGAS 907, Conjunto A - CEP: 70.390-070
(61) 3901-4942
e-mail: eape@se.df.gov.br