Reportagem: Jacqueline Pontevedra | Revisão de Texto: Alzira Neves
Música, poemas, contos e apreciações críticas marcaram a inauguração do novo espaço destinado à Biblioteca da EAPE, que ocorreu na manhã desta segunda-feira, dia 27 de junho. Agora, a sala 16 é o local para estudos, consultas e também para encontros com o saber.
“A biblioteca tem grande relevância não apenas para a formação continuada, mas para toda a educação. Ela institui o espaço de pesquisa para o qual a EAPE se destina. Está aberta para o atendimento dos nossos formadores e também para o público geral. Então, é de fundamental importância existir um território destinado para lembrar que a pesquisa faz diferença na educação, pois a biblioteca é um espaço de aprendizagem destinado à leitura e ao conhecimento”, explicou a Subsecretária de Formação Continuada dos Profissionais da Educação, Maria das Graças de Paula Machado.
Ainda de acordo com Graça, adequações específicas têm sido realizadas nos espaços físicos da EAPE. A nova sala da biblioteca está situada no corredor da entrada principal onde há maior movimentação e essa localização estratégica pretende dar mais visibilidade e acesso aos interessados.
Para atender e também orientar os usuários, o professor e bibliotecário, Fernando Vieira, é o profissional especializado que está à frente da biblioteca há dez anos. “A Biblioteca da EAPE é caracterizada como um espaço especializado em educação que visa constituir-se num polo disseminador de informação por meio de livros, periódicos, teses, dissertações e monografias, que desempenham um papel estratégico de suporte à formação continuada, ao aperfeiçoamento e à pesquisa dos profissionais da educação”, enfatizou Fernando.
Poratnto, o acervo é especializado em educação. Nesse sentido, “nesta gestão há um compromisso específico: criar um portal para disponibilizar todos os documentos para os pesquisadores da nossa secretaria e dos outros centros de pesquisa do Brasil”.
Ainda de acordo com Fernando, a Biblioteca da EAPE constitui o elo final do processo de afastamento remunerado para estudos dos profissionais da educação da rede pública de ensino do DF. “Nesse sentido, a biblioteca também tem o compromisso de oferecer o feedback da pesquisa realizada e que contribuiu para a melhoria da qualidade da educação pública”, concluiu.
Acervo da Biblioteca
Para empréstimo, é necessário preencher uma ficha de adesão.
Localização e horário de funcionamento
Histórico
A partir da fusão dos acervos bibliográficos e periódicos da extinta Escola Normal de Brasília e do Núcleo de Documentação da FEDF, as atividades da Biblioteca da EAPE foram iniciadas em 1998. Ao longo do tempo, o acervo foi ampliado com materiais bibliográficos mais recentes. Também foram recebidas doações do FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação e de professores da Secretaria de Educação do Distrito Federal.
SGAS 907, Conjunto A - CEP: 70.390-070 (61) 3901-4942 e-mail: eape@se.df.gov.br