Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
6/06/24 às 15h32 - Atualizado em 17/06/24 às 8h35

Conquistas para além do pódio

COMPARTILHAR

Texto: Maurício Witczak

Revisão: Antônio Alves

Professor Luizão Almeida | Foto: Bruno Batista – GITEAD/EAPE

 

Especialista em Marketing escolar, Luiz Eduardo Almeida, mais conhecido na Secretaria de Educação do DF como Luizão, atua em diversas frentes, sempre conciliando trabalho, saúde e a prática de esportes. Na EAPE, Luizão é Formador e o Percurso de 90h que ele oferece “Marketing escolar no Instagram” é sempre bastante concorrido. Além de sua prática pedagógica, que alcança muitos professores cursistas e escolas da Rede Pública de Ensino do DF, ele cria e posta diariamente, interessantes conteúdos digitais, que movimentam as redes sociais da EAPE. Nessa entrevista descontraída, Luizão nos dá detalhes sobre sua recente conquista em competições de canoagem e como concilia a paixão pelo esporte e sua vida profissional.

 

Luizão, quando começou seu interesse pela canoagem e porque você acabou levando tão a sério, a ponto de participar de competições?

Bom, sempre fui muito competitivo, foi assim com todas as modalidades de esportes que pratiquei e foram várias: corrida, natação, ciclismo, capoeira, Triathlon, surf… Com o tempo, por volta de 2014, foi surgindo e se agravando o diagnóstico de artrose no quadril. Essa doença fez com que eu tivesse que me recriar, fiz a cirurgia e coloquei duas próteses no quadril uma do lado esquerdo (primeira) e depois a segunda no lado direito. Como esportes de impacto não são recomendados, fui atrás de outro esporte e descobri o remo olímpico e a canoa havaiana. Com a canoa a conexão surgiu rapidinho. Em pouco tempo estava evoluindo e treinando cada vez mais, sempre pensando em competir.

 

Alguma curiosidade sobre a canoagem que você como professor de história pode nos contar?

A canoa tem mais de 3.000 anos de existência, construídas em um tronco, só, de uma árvore chamada KOA, pouca coisa na sua forma mudou com o tempo. Ela praticamente tem o mesmo desenho e o que evoluiu foi o material. Hoje é usado fibra de vidro e carbono o que deixa a canoa bem mais leve, resistente e não explora o meio ambiente. Ela sempre foi usada para trabalho, lazer, transporte e hoje virou um esporte federado e confederado. Há quem diga que a canoa é precursora do surf, pois, de tanto eles surfarem até a praia quando voltavam de suas pescarias, alguém um dia, ficou em pé na ama (Flutuador que dá equilíbrio à canoa.), e veio lá de fora “surfando”, até que um dia eles tiraram a canoa e adaptaram a ama para surfar as ondas, dessa forma nasceria o surf.

 

Luizão, nos conte mais sobre a competição de Remo e essa medalha de ouro tão especial.

Então… no final do mês de maio, eu participei do Aloha Spirit Grand Slam de Saquarema 2024. Uma prova festiva que conta com remadores de todo o território nacional. Eu competi na categoria amador Master 60. Eu e mais cinco atletas estavam disputando essa categoria. A largada foi no domingo dia 26/05 com vento, chuva, frio e foi com todas as categorias na água. Na canoa havaiana as categorias são divididas em os profissionais da open, depois a júnior, master 40, 50, 60, 70 e 80 e todas largaram ao mesmo tempo, em um total aproximado de 60 canoas. Cheguei em 14º no geral e 1º na categoria master 60. Foi uma prova de 5km e o meu tempo foi 31 minutos e 46 segundos o que deu 9.7 de média. Cheguei com 1 segundo de diferença para o segundo colocado, confesso que isso deu um gosto especial à minha conquista.

 

Na sua visão, como cidadão e também educador, quais os benefícios de praticar um esporte de forma contínua?

São vários. Saúde, controle emocional, confiança, autoestima, proatividade. Resumindo, se sentir vivo, criar e superar desafios. Socializar, viajar, competir… Nossa! São vários os benefícios. Fale um pouco sobre o seu percurso de Formador “Marketing escolar no instagram” e como funciona o seu processo de produção de conteúdos para as redes sociais da EAPE? Esse percurso, eu criei quando passei a notar a força da internet e das redes sociais como ferramenta pedagógica de ensino e que de uma forma orientada podia ser benéfica para a produção de conteúdos das experiências exitosas das escolas da Rede Pública do Distrito Federal. Escrevi a ementa, apresentei na EAPE, passou e hoje a disciplina é uma realidade, estou até pensando em trocar o nome de Marketing Escolar no Instagram para Marketing Escolar Digital, pois no curso eu abordo vários outros aplicativos como Canva, Shotcut e outros. Na EAPE, estou sempre em contato com os gerentes para saber o que está acontecendo e quais são as ações do dia para evidenciar em nossas redes sociais.

 

Como você tem conseguido unir a prática da canoagem, com seu trabalho de marketing da EAPE ?

Sim. É muito fácil, meus treinos são às 6h da manhã e terminam às 7h30 no Brasília Paddle Club, com isso, consigo chegar às 8h30 na EAPE. Em época de preparação para as competições, eu volto às 18h30 para um segundo treino. Mantendo o contato com uma rede de colaboradores, estou sempre recebendo as ações da gerência por whatsapp. Aí, analiso, crio uma postagem e a publico, mantendo nossas páginas sempre atualizadas.

 

Em tempo: enquanto editávamos essa entrevista, o Luizão ganhou mais uma competição: I Etapa do Campeonato Brasiliense de Maratona, categoria Master 60. 

 

Medalha de 1º Lugar no Campeonato Nacional Aloha Spirit  |  Foto: Bruno Batista – GITEAD/EAPE

Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação - Governo do Distrito Federal

EAPE

SGAS 907, Conjunto A - CEP: 70.390-070
(61) 3901-4942
e-mail: eape@se.df.gov.br