Seminário Distrital de Educação Matemática Bilíngue - SEEDF

14h10
às
14h30
Abertura: Prof. Daniel Crepaldi – Subsecretário de Educação Básica / Profª. Claudia Madoz – DIEE / Prof. Luiz Fernando – Chefe da Eape / Prof. Firmino Queroz - Coordenador Regional de Ensino do Gama / Prof. Rômulo Ramos – Diretor Geral IFB campus Gama / César Soares – Gerente BRB.

14h30 às 17h
Mesa-redonda: O ensino de Matemática Bilíngue que queremos no Distrito Federal.
Componentes: Profª. Drª. Ana Regina – INES / Prof. Msc. Messias Costa – Feneis-DF e UnB/  Prof. Msc. – Tiago Felipe – IFB e Sbem-DF / Prof. Dr. Cleiton Gontijo - UnB / Profª. Drª. Patrícia Tuxi – UnB / Esp. Claudia Madoz – DIEE e SEEDF / Esp. Firmino Queiroz – Coordenador Regional de Ensino – SEEDF.
Mediador: Prof. Msc. João Paulo Vitorio – UnB

03 de Outubro de 2017

8h às 12h

Palestra: Os aspectos da visualidade na educação matemática de surdos.
Palestrante: Profª. Drª Ana Regina Campelo – INES.

12h às 14h

Exposição artística da estudante surda e altas habilidades.
Lorrane Flaira – CEF 08 do Gama.

Minicursos
Minicurso 01: Re-leitura em Libras das questões da OBMEP     Prof. Esp. Inácio Athayde – SEEDF e estudantes surdos projeto Educação Matemática Bilíngue CEF 08 Gama.
Minicurso 02: O professor surdo e o ato de ensinar o conceito de equação na educação básica. Prof. Esp. Manoel Palhares-SEEDF.
Minicurso 03: O ensino de matemática bilíngue nos anos iniciais.
Prof.ª Esp. Adriana Gomes – EBT.
Minicurso 04: Atendimento Educacional Especializado na Surdocegueira e suas relações com o conhecimento lógico matemático. Prof.ª Drª. Fatima Cader-Nascimento e estudantes surdocegos CEEDV.

04 de Outubro de 2017

8h às 12h
Palestra: Uma Análise Linguística dos Enunciados Matemáticos para estudantes surdos.
Palestrante: Prof.ª Drª. Sandra Patrícia – SEEDF
12h às 14h
Apresentação teatral: Privação da Língua – Adaptação do vídeo pelos estudantes surdos CEF08 do Gama

Oficinas
Oficina 02: A construção de vídeos no processo de ensino e aprendizado de estudantes surdos. Profª Esp. Ivone Martins – SEEDF.
Oficina 03: O professor interprete educacional no contexto da aula de matemática. ProfªEsp. Elizangela de Aguiar – SEEDF.
Oficina 04: Uno em Libras: A construção e percepção do jogo no AEE de Libras nos Anos Finais do Ensino Fundamental.
Profª Msc. Alyne Pacífico e estudantes surdos e CED 02 R.F1 – SEEDF.

05 de Outubro de 2017

8h às 12h
Palestra 01:Sinal-termo, língua de sinais e glossário bilíngue: suas implicações no processo de ensino e aprendizado de estudantes surdos.
Palestrante: Prof. Msc. Messias Costa – UnB.
Palestra 02: A importância do Ensino de Matemática para estudantes surdos no Atendimento Educacional Especializado.
Palestra: Profª. Esp. Claudia Madoz – DIEE / Profª. Esp. Marcilene Carvalho – Itinerante de Surdos/DA.

12h às 14h
Exposição de materiais do AEE das Escolas Polos de Estudantes surdos do Gama.

Oficinas
Oficina 01: O português como segunda língua em enunciados matemáticos para estudantes surdos dos Anos Finais do Ensino Fundamental.  Profª. Drª. Margot Latt Marinho.
Profª Msc. Alyne Pacífico e estudantes surdos e CED 02 R.F1 – SEEDF.

06 de Outubro de 2017

8h às 11h
Palestra:Aprendizagem Matemática em LSB: didática educativa e avaliativa às pessoas surdas.
Palestrante: Prof. Msc. Rodrigo Girardi – UFJF.

11h às 12h
Encerramento:Atividade Cultural.  Apresentação dos Estudantes da Escola Bilíngue Libras e Português Escrito de Taguatinga.
Campus Gama

VOCÊ ESTÁ AQUI: Início Notícias Seminário Distrital de Educação Matemática Bilíngue - SEEDF