Quinta, 31 Agosto 2017

O "II ENCONTRO DE EDUCAÇÃO ESTÉTICA DO IFB - importância e possibilidades pedagógicas no campo da educação estética” pretende enfatizar as metodologias, práticas pedagógicas e seus resultados concretos. Desta forma, busca a partilha de reflexões e experiências pedagógicas de professores e investigadores em ensino da Arte.

Tema: Ensino das artes, perspectivas metodológicas e práticas pedagógicas.

Escopo: O II Encontro visa aprofundar a reflexão sobre os fundamentos estéticos da educação e as necessidades pedagógicas atuais para o desenvolvimento de sensibilidade e formação de criticidade dos estudantes, intentando melhoria na qualificação dos docentes envolvidos em tais processos.

Pretende-se, também, criar um espaço de partilha de experiências, com resultados obtidos em unidades de trabalho e respectivas reflexões sobre a efetividade, processos avaliativos  e adequação  ao público atendido e aos objetivos do ensino da arte.

Assim, o Encontro propõe a reflexão sobre o papel da educação estética nos contextos da Educação Básica, Técnica e Tecnológica, discutindo práticas pedagógicas mais pertinentes às necessidades sociais e individuais na atualidade, bem como sensibilizar professores e estudantes em formação para a docência no que diz respeito aos fundamentos estéticos na educação. Tal reflexão insere-se nas discussões sobre a oferta de uma educação de qualidade que supere as distorções efetuadas no ensino da arte e na prática educacional como um todo, visto que a escola ainda pouco proporciona aos estudantes experiências de percepção e de leitura crítica das estruturas que compõem o sistema atual (por ser ela mesma parte estruturante desse sistema).

Linhas temáticas:

A escola, o estudante e a educação estética: modos de aprender.

Perspectivas pedagógicas e estratégias de ensino.

Concepções de educação estética na educação formal.

Avaliação e resultados das práticas educacionais no âmbito do ensino da arte.

Idiomas: português, espanhol.

Apreciação: por "double blind review" ou "arbitragem cega." Cada resumo/artigo recebido pela comissão organizadora é reenviado, sem referência ao autor, a dois, ou mais membros da Comissão Científica, garantindo-se no processo o anonimato de ambas as partes (double-blind), buscando a imparcialidade na avaliação dos trabalhos submetidos.

Datas importantes: O "II ENCONTRO DE EDUCAÇÃO ESTÉTICA DO IFB decorre de 02 a 04 de outubro de 2017, no IFB – Via L2 Norte, SGAN 610 (610 Norte), Módulo D, E, F e G - Miniauditório do Campus Brasília, bloco A, 1°andar. Asa Norte, Brasília.

Publicações do Congresso: Os trabalhos aprovados serão publicadas em volume de atas PDF dotado de ISBN.

Contatos:

Inscrição no evento

A inscrição para ouvintes (sem apresentação de trabalhos) deverá ser realizada no site:  https://www.even3.com.br/EDESTETICA , no período de 15 a 30 de setembro de 2017, conforme cronograma.

A inscrição para participantes com submissão de trabalhos deverá ser realizada no site: https://www.even3.com.br/EDESTETICA, no período de 28 de agosto a 17 de setembro de 2017, conforme cronograma.

Envio de Trabalhos

Os trabalhos devem ser enviados no período de 28 de agosto a 17 de setembro de 2017, no site https://www.even3.com.br/EDESTETICA

Os trabalhos serão submetidos em dois formatos:

Artigo científico com 6.000 a 12.000 caracteres sem espaço (incluindo bibliografia e anexos).

Pôster criativo de descrição de práticas pedagógicas e seus resultados.

Os trabalhos não necessitam ser inéditos. Reforça-se a importância de apresentação de relatos, uma vez objetiva-se a criação de um espaço de partilha de experiências, com resultados obtidos em unidades de trabalho e respectivas reflexões sobre a efetividade, processos avaliativos e adequação  ao público atendido e aos objetivos do ensino da arte.

VOCÊ ESTÁ AQUI: Início Notícias II ENCONTRO DE EDUCAÇÃO ESTÉTICA DO IFB - IMPORTÂNCIA E POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS NO CAMPO DA EDUCAÇÃO ESTÉTICA