10/05/19 às 12h34 - Atualizado em 23/05/19 às 17h11

12ª Edição do Prêmio Professores do Brasil (PPB) – 2019

O Prêmio Professores do Brasil (PPB) foi instituído em 2005 pelo Ministério da Educação, a partir da unificação dos prêmios “Qualidade na Educação” e “ Incentivo à Educação  Fundamental, por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), juntamente com instituições parceiras.

As inscrições ocorrerão somente pelo portal do prêmio – premioprofessoresdobrasil.mec.gov.br – no período de 15/04 a 31/05/2019

O PPB conta com seis categorias, além de premiação em temáticas especiais. As seis categorias são:

1)      Educação infantil: Creche

2)      Educação infantil:Pré-escola

3)      Ensino fundamental Ciclo de Alfabetização: 1º ao 3º ano

4)      Ensino fundamental: 4º e 5º ano

5)      Ensino fundamental 6º ao 9º ano

6)      Ensino médio.

As etapas de avaliação do prêmio são três: estadual, cujos premiados são 486 e destes, 162 vencedores vão para a etapa regional. Na etapa regional, há um vencedor por categoria, por região, totalizando 30 vencedores e a etapa nacional, com seis vencedores, sendo um de cada categoria.

Os professores vencedores da etapa regional participarão do evento final de premiação, com todas as despesas de viagem custeadas pelo MEC, além de ter suas experiências publicadas na página do PPB.

OBJETIVOS 2019

1 – Reconhecer o trabalho dos professores das redes públicas que, no exercício da atividade docente, contribuem de forma relevante para a qualidade da Educação Básica no Brasil a partir da aplicação da BNCC

2 – Valorizar o trabalho dos professores como agentes fundamentais no processo formativo das novas gerações.

3 – Dar visibilidade às experiências pedagógicas conduzidas pelos professores, consideradas exitosas e que sejam passíveis de adoção por outros professores e pelos sistemas de ensino.

4 – Estimular a participação dos professores como sujeitos ativos na implementação do Plano Nacional de Educação e da Base Nacional Comum Curricular.

5 – Oferecer uma reflexão sobre a prática pedagógica e orientar a sistematização de experiências educacionais.

6 – Ter o professor como protagonista dos processos de formação em cursos oferecidos pelo MEC e Parceiros do PPB.